Quais são os lugares mais frios do Mundo? | Linking

Quais são os lugares mais frios do Mundo?

Yakutsk Village of Oymyakon
No que diz respeito aos locais mais frios do mundo, a Antártica está na primeira posição. A maioria do seu território encontra-se inabitado, exceto por pinguins e colónias de focas que podem ser encontradas ao longo da sua costa. Em termos de temperaturas, a Antártica lidera, praticamente sem competição, uma vez que pode facilmente atingir valores de –84°C e a temperatura média anual é de -36°C. O record de temperatura mais baixa registada, vai para a Estação Vostok na Antártica, onde foram atingidos os –89.4°C, a 21 de Julho de 1983. Os únicos humanos a habitar esta zona do planeta, são cientistas e estes apenas o fazem durante alguns meses por ano.

De todos os locais habitados,  a Sibéria é o mais frio do planeta, podendo facilmente atingir os –51.1°C em Janeiro. Oymyakon, na Sibéria oriental, tem uma temperatura média durante o inverno de -45°C, tendo atingido um mínimo de 71.2°C. Nesta região, vivem cerda de 900 pessoas, que aguentam este tipo de temperaturas durante 9 meses do ano e classificam temperaturas de –34.4°C como “agradáveis”. Esta região é tão fria, que sacos de plástico quando expostos a estas temperatura congelam em minutos e quebram como se fossem vidro.

A Groenlândia é outro dos locais mais frios do mundo, podendo atingir temperaturas de –45.5°C, sendo que a cidade de Yukon no Canadá não fica muito atrás. Nos Estados Unidos da América, International Falls, Minnesota é o local mais frio, sendo que as temperaturas tendem a atingir valores de –35.5°C durante o inverno.

Aqui fica um vídeo filmado em Oymyakon, na Sibéria: