Como é que os pássaros aprendem a voar? | Linking

Como é que os pássaros aprendem a voar?

 

A aves aprendem a voar assim como nós aprendemos a andar, através de uma combinação de instinto e prática. No entanto, aves que não voam, como os pinguins e avestruzes já perderam o instinto de imitar as outras aves.

A maioria dos pássaros não pode voar até que a sua estrutura muscular se encontre bem desenvolvida. Enquanto isso não acontece, os pássaros recém-nascidos não saem da segurança do ninho, sendo alimentados e protegidos pelos seus progenitores. Estes vão desenvolvendo por isso uma dependência que deve ser ultrapassada, para isso os seu progenitores tentam ensinar os filhotes sobre a importância de voar, colocando-se a uma certa distancia do ninho enquanto alimentam as crias, forçando estas a deslocarem-se até à sua localização para receber o alimento, acabando muitas vezes por cair do ninho e ser carregado até ao mesmo pelo progenitor.

Este processo, por muito estranho que possa parecer, acaba por ensinar o jovem pássaro sobre a mecânica de voo, sendo que as suas quedas do ninho vão ficando cada vez mais suaves, uma vez que o jovem começa a utilizar as suas asas para amortecer a queda.

Após algumas semanas de prática e imitação, as aves jovens vão aprendendo algumas técnicas de voo mais avançadas. Com o tempo estes vão aperfeiçoando a técnica, estando nessa altura aptos para ensinar as suas próprias crias.