Quantos Planetas Existem no Sistema Solar? | Linking

Quantos Planetas Existem no Sistema Solar?

 

 

image

  • O que é um planeta?

Em 2006, a União Astronómica Internacional atualizou a definição de planeta, sendo que passou a ser necessário cumprir os seguintes requisitos para ser considerado um planeta:

  1. Ser um corpo que se encontra em orbita em redor de uma estrela;
  2. Ter massa suficiente de modo a que adquira uma forma arredondada através da força da gravidade;
  3. Deve ter a sua orbita desimpedida.
  • Afinal existem 8 ou 9 planetas?

Até à poucos anos atrás, considerava-se que existiam 9 planetas no nosso sistema solar, no entanto em 2006, a União Astronómica Internacional, decidiu que plutão deveria deixar de ser considerado um planeta e por isso atualmente existem 8 planetas.

Estes são:

  1. Mercúrio;
  2. Vénus;
  3. Terra;
  4. Marte;
  5. Júpiter;
  6. Saturno;
  7. Úrano;
  8. Neptuno.
  • Porquê que Plutão deixou de ser considerado um planeta?

Em 2005 foi descoberto um novo objeto no nosso sistema solar, com dimensões superiores às de Plutão e que foi denominado Éris. Com a descoberta de Éris, uma vez que este era maior, feito da mesma mistura gelo/rocha e muito mais massivo do que Plutão, o conceito que tínhamos nove planetas no sistema Solar começou a desmoronar. Perante esta situação, os astrónomos da União Astronómica Internacional tiveram a oportunidade de rever a definição de planeta, acabando por atualizar a mesma. Uma das definições sugeridas, aumentava o número de planetas para doze, sendo que Plutão ainda seria um planeta, assim como Éris. Outra proposta pretendia manter o número total em nove, sendo a definição dos planetas familiar a que nós estávamos acostumados, sem qualquer fundamentação científica e uma terceira pretendia reduzir o número de planetas para oito, sendo Plutão retirado da lista. Foi a terceira opção que acabou por vingar, obtendo-se assim a definição referida no primeiro ponto deste artigo.

 

O que é Plutão agora?

 

Atualmente, Plutão é considerado um planeta anão e é definido da seguinte forma: “corpo celeste muito semelhante a um planeta (porém menor), dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma aproximadamente esférica, no entanto, não possui uma órbita desimpedida.”