Cidades Flutuantes -Realidade ou Ficção? | Linking

Cidades Flutuantes -Realidade ou Ficção?


Devido ao sucessivo aumento do nível do mar, tem surgido estudos de modo a arranjar alternativas para aqueles que eventualmente ficarão com as suas casas submersas nos próximos anos.

O arquitecto belga Vincent Callebaut, propôs uma solução, que consiste na construção de cidades flutuantees, com capacidade para 50.000 habitantes.

Esta cidade poderia flutuar por todo o mundo, sendo completamente independente em termos energéticos, uma vez que possuiria: um local de purificação da água da chuva para posterior consumo; painéis solares e turbinas de vento para produção de energia; teria ainda montanhas artificias para proporcionar aos habitantes uma paisagem diferente para além da paisagem do mar.

O arquitecto belga acredita que a solução para a subida do nível do mar não está em impedir esta subida mas sim em arranjar alternativas para as pessoas habitarem. Defende então que não deveria ser gasto tanto dinheiro a tentar tornar as praias maiores e mais fortes mas sim investir em novos projectos alternativos, como o caso das cidades flutuantes.

Ler artigo completo: SOLENT