Google Blackle, um incentivo à poupança de energia... | Linking

Google Blackle, um incentivo à poupança de energia...


Pois é, nos dias de hoje é cada vez mais necessário poupar energia e por isso o Google, um dos mais utilizados motores de busca, decidiu criar uma versão mais ecológica da sua página original, o Google Blackle.


O que é o Blackle?

O blackle é semelhante ao motor de busca original do google mas em fundo preto.


Qual o objectivo?
O objectivo do Blackle é incentivar todos os utilizadores a poupar energia mesmo que seja em pequenas coisas, como por exemplo, desligar a televisão no botão e não deixar em stand-by.


Como é que poupamos energia apenas por ter fundo preto?
Blackle poupa energia porque o ecrã é predominantemente negro. "A exibição de uma imagem é primariamente uma função das escolhas de cor e gráficos do desktop do utilizador, bem como da cor e tamanho da aplicação de windows aberta; um dado monitor pode requerer mais potencia para exibir um ecrã branco (ou claro) do que um negro (ou escuro)." Roberson em al, 2002


Como surgiu a ideia?

"Em Janeiro de 2007 um artigo num blogue com o titulo Um Google Negro Salvaria 750 MegaWatts/hora Por Ano, propunha a teoria de que uma versão negra do motor de busca Google iria salvar muita energia devido á popularidade do motor de busca"


Como podemos ajudar?

Podemos ajudar adicionando o blackle como homepage, assim sempre que iniciar-mos um browser vamo-nos lembrar da necessidade de poupar energia e ao mesmo tempo poupar energia... mesmo que seja pouca.




Visitem o site: www.blackle.com